A 34ª edição da Revista Visão Hospitalar (JAN/21) acaba de ser lançada e traz como destaque ‘as expectativas do setor hospitalar brasileiro com a agenda do Congresso Nacional’ para este ano de 2021.
Entre os Projetos de Lei (PLs) que tramitam na Câmara dos Deputados, dois, em especial, estão previstos para entrar em pauta no início deste ano. Tratam-se dos PLs 5.413/2019 e 2.894/2020, que possibilitam, respectivamente, a amortização de dívidas fiscais para estabelecimentos em crise financeira e a concessão de linhas especiais de crédito para hospitais de pequeno e médio portes. A VISÃO HOSPITALAR conversou com os autores dos PLs, os deputados Pedro Westphalen (PP/RS) e Eduardo Costa (PTB/PA), que falaram da situação econômica do setor.
As mudanças aguardadas no cenário político brasileiro, com o resultado do último pleito eleitoral, também são avaliadas em um artigo assinado pelo presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato. Nele, o gestor fala sobre ‘o que a Saúde espera dos novos governos municipais’, que se iniciaram neste mês de janeiro.
Sobre o cenário de atuação das novas gestões no enfrentamento da pandemia de covid-19, a VISÃO HOSPITALAR entrevistou o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, que falou sobre as expectativas da Entidade com as mudanças de secretariado, num ano que será marcado pelo aumento de demandas especializadas e a diminuição dos recursos previstos para a área.
A Revista Visão Hospitalar está disponível gratuitamente para download nas páginas da FBH (www.fbh.com.br) e da revista VISÃO HOSPITALAR (revistavisaohospitalar.com.br).
Boa leitura!