Pesquisa global da Sodexo aponta dados da saúde mental e física do trabalhador

De jaqueline
  1. 8 em cada 10 pessoas que têm problemas de saúde mental culpam o trabalho, sendo o estresse como a principal causa;
  2. 7 em 10 pessoas com saúde física ruim apontam como causa principal a falta de tempo para se exercitar também por conta do trabalho;

O equilíbrio da saúde mental e física é essencial para um ambiente de bem-estar, engajamento e produtividade dos trabalhadores e, diante de uma rotina dinâmica, cada vez mais, as organizações têm se atentado a esse tema, buscando inicitttivas que contribuam para aumentar a qualidade de vida de seus colaboradores. Segundo uma pesquisa global realizada pela Sodexo, no mundo, o nível de bem-estar mental é médio ou ruim para 27% dos colaboradores, sendo o trabalho apontado como o principal motivo (80% dos casos) diretamente ligado ao estresse (39%). Quando a saúde física é ruim (10%), o trabalho também é a causa (75% dos casos) devido à falta de tempo para se exercitar (42%) e preparar alimentos saudáveis (21%). Os dados veem de um levantamento com 5.595 profissionais entrevistados, que atuam em empresas de diferentes setores, em seis países, com o objetivo de compreender os comportamentos e expectativas dos colaboradores durante o expediente, especialmente neste momente em que há a intensificação das atividades presenciais em empresas de todo o mundo.

Danielle Totti, vice-presidente de Estratégia, Marketing, Comercial e Performance da Sodexo On-site no Brasil, enfatiza a necessidade de as empresas priorizarem a qualidade de vida de seus colaboradores. “Promover um ambiente saudável, abordando aspectos físicos, mentais e nutricionais, é crucial para aumentar a eficiência e a vantagem competitiva das empresas, além de estabelecer bases sólidas para um futuro sustentável. A alimentação é a principal ferramenta que temos na Sodexo para ajudar nossos clientes a melhorar a saúde de seus colaboradores. Além disso, um ambiente propício para executar as atividades e espaços que promovem interações sociais e conexões entre os colegas também são meios para proporcionar mais qualidade de vida para os colaboradores”, destaca Danielle

No Brasil, a pesquisa revela que 31% diz não ter tempo para preparar opções de comida saudável, 23% apontam que não têm opções saudáveis e nutritivas no local de trabalho e 22% acabam tendo hábitos alimentares inadequados quando atuam remotamente. Neste cenário, muitas empresas optam por contratar serviços especializados em alimentação coletiva, que priorizam aspectos de saudabilidade e sustentabilidade. Somado às soluções de alimentação saudável, por meio do programa Mais Saúde, a Sodexo oferece orientação nutricional indicando aos colaboradores qual a combinação adequada de vitaminas para impulsionar energia, memória e controle emocional. “Com uma visão holística, o “Mais Saúde” está expandindo a sua atuação, incluindo soluções complementares que abordam novos aspectos do bem-estar físico e mental”, complementa Danielle.

Os dados da pesquisa também mostram 24% dos colaboradores apontaram que o seu local de trabalho presencial não é ergonômico/adequado. Por isso, a transformação do ambiente precisa ser centrada nas pessoas para contribuir com o bem-estar frente às novas dinâmicas de trabalho. As soluções personalizadas de facility management podem ajudar na reorganização, arquitetura e design dos espaços, possibilitando que as organizações fortaleçam seus negócios e equipes, aprimorando a conexão dos colaboradores, a produtividade e a experiência.

Devido a intensificação da presença física no local de trabalho, as empresas precisam examinar de perto o seu impacto na saúde física e mental dos colaboradores, com especial ênfase na estrutura dos espaços, na alimentação e na experiência, que são fatores determinantes para o bem-estar. “Empresas visionárias entendem que funcionários saudáveis e felizes impulsionam o sucesso da organização. Um ambiente preparado para o futuro, que dá atenção à saúde física e mental dos profissionais está focado em uma abordagem centrada nas pessoas, permitindo interação, cuidado com o bem-estar, e disponibilização de espaços que promovam interações sociais e cada vez mais sustentáveis”, conclui Totti.

Metodologia

A pesquisa ‘A experiência da vida no trabalho’ da Sodexo foi realizada em parceria com a YouGov, por meio de painel online, com colaboradores do segmento de Serviços Corporativos (escritório, fábrica, centro de P&D, call-center, armazém ou remoto em tempo integral) e entrevistou um total de 5.595 funcionários, com atuação em seis países: França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, China, e Índia. A coleta dos dados e a análise foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2023.

Veja também