Presidente da FBH defende associativismo para a valorização dos hospitais de pequeno e médio portes

De Rafael

O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, participou, na última sexta-feira (1º), da quarta edição do Integra Meeting Norte – Nordeste de Integração Fontes Pagadoras/Prestadores.

O evento, promovido pela Integra Saúde, reuniu as principais lideranças das maiores operadoras de saúde do país e prestadores das duas regiões, para um debate sobre o futuro do ecossistema da saúde brasileira. O encontro aconteceu entre os dias 1 e 2 de abril de 2022, no Hotel Deville Prime, em Itapuã, Salvador (BA).

Morato foi um dos palestrantes do painel “Eles nos representam?”, que tratou sobre as mudanças nas relações de mercado e governo, que têm imposto um novo jeito de fazer política associativista/sindical.

Destacando que a FBH atua na representação de 4.200 hospitais, 70% deles de médio e pequeno porte, o presidente da entidade reforçou a importância dessa rede e as dificuldades enfrentadas no cenário nacional da saúde. “Na última década, mais de 500 hospitais privados fecharam, uma redução de 30 mil leitos. Isso mostra a dificuldade do cenário, ainda mais agravado pelo advento da pandemia. Aí está o papel fundamental do associativismo: precisamos discutir o financiamento e a sobrevivência desses hospitais”, reforçou.

Nesse sentido, Morato explicou que a grande preocupação que a FBH tem com essa parcela dos hospitais brasileiros se traduz em ações de capacitação e qualificação, como o FBH Index e o FBH Qualifica. Ambas têm o objetivo de coletar, armazenar e analisar dados para fornecer um panorama atualizado das necessidades do setor e qualificar o atendimento oferecido para a população.

Integra 2022
O painel, mediado por Socorro Brito, também contou com a participação de Mauro Duran Adan, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) e vice-presidente da FBH – Federação Brasileira de Hospitais; e Paulo Studart, presidente do Sindlab-Ba e executivo de Gestão Estratégica.

Veja também