Presidente da FBH é convidado para compor o Conselho Executivo da principal instituição representativa do setor hospitalar mundial

De jaqueline

O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, participou nesta segunda-feira, 23, da primeira reunião do Conselho Executivo da International Hospital Federation (IHF). Convidado para compor uma das quatro vagas do colegiado gestor, o médico brasileiro passa a ser um dos nomes mais importantes na condução da principal instituição representativa do setor hospitalar mundial.

A participação de Morato no conselho executivo da IHF coroa uma atuação marcada pelo protagonismo da FBH nos encontros e reuniões técnicas promovidos pela instituição. Desde 2020, a Federação já integrava um dos 25 assentos no Conselho Governamental. “Acreditamos que sua vasta experiência e forte apoio à IHF serão de grande valor para nós no Comitê Executivo”, destacou a ex-presidente da IHF, Deborah Bowen, sobre a chegada do brasileiro.

Entre as atribuições a serem desempenhadas, Morato participará de reuniões deliberativas para debater e revisar, entre outras coisas, os principais materiais de governança da IHF. Ele também acompanhará os preparativos para realização do 46° Congresso Mundial de Hospitais, a ser realizado no mês de outubro, em Lisboa- Portugal.

“Estou lisonjeado com o convite e bastante animado para contribuir com as principais pautas de discussão do setor hospitalar mundial. Temos uma experiência bastante consolidada aqui no Brasil e acredito que temos muito a somar, tanto levando daqui nossas lições aprendidas, como trazendo de lá experiências que podem e devem ser replicadas”, destacou Adelvânio Morato.

Nesta primeira reunião do Conselho Executivo da IHF, os membros fizeram um breve balanço sobre a realização do último congresso mundial, realizado em Dubai, e discutiram, entre outras coisas, sobre a composição da agenda de atuação da instituição para 2023. Outros dois encontros virtuais já estão agendados para acontecer em abril e setembro.

Além do médico brasileiro, o conselho executivo da IHF passa a ser composto por Dr Henry Gallardo – diretor Geral da Fundação Santa Fé de Bogotá (Colombia); Dr Muna AbdulRazzaq TAHLAK – CEO do Hospital Latifa (Dubai); e Deborah Bowen – diretora executiva do American College of Healthcare Executives (EUA).

Veja também