O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, prestigiou nesta terça-feira, 17, a oficialização do lançamento do Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multissetorial na Área da Saúde. A cerimônia, realizada durante o Fórum Virtual “Américas – Ética na Saúde”, contou com a participação do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, além de lideranças institucionais e governamentais do setor.
Os quadros de consenso são mecanismos inovadores que convocam todos os atores que integram o segmento a dialogar e se alinhar rotineiramente às práticas éticas, além de se ajudarem mutuamente quando necessário.
Esses consensos reconhecem os benefícios de soluções co-criadas para dilemas éticos complexos antes que esses possam se constituir em problemas para o sistema de saúde ou corroam a confiança entre as partes interessadas. Com a assinatura, o Brasil se torna o nono país do mundo a formalizar um quadro de consenso, unindo-se à Austrália, Canadá, Chile, China, Japão, Peru, Filipinas e Vietnã.
O Fórum Virtual de Ética em Saúde das Américas, sediado ao vivo de Brasília, segue até esta quarta-feira, 18, destacando os avanços na ética e na integridade empresarial, transparência e boa governança que vêm sendo feitos desde a 8ª Cúpula das Américas, organizada pelo Peru, em 2018. A expectativa é de que o Fórum possa catalisar progressos significativos na preparação para a 9ª Cúpula das Américas a ser sediada pelos Estados Unidos em 2021 ou 2022.
Acesse o site https://eticasaude.org.br/ e saiba como foi o evento!