Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica mobiliza pacientes para doação de roupas plus size para o RS

De jaqueline

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) iniciou nesta semana uma campanha de envio de roupas plus size em prol da população afetada pelas enchentes que atingiram mais de 330 municípios no Rio Grande do Sul nos últimos dias.

A iniciativa surgiu a partir da demanda apontada por equipes de reportagem e autoridades envolvidas no atendimento aos desabrigados, uma vez que muitas das doações de roupas não contemplam pessoas que vestem números maiores (acima de 44).

“Pessoas perderam tudo. Nós imaginamos a situação daquelas que convivem com a obesidade, que vestem números maiores, a dificuldade de encontrar roupas que as sirvam quando as doações começaram a chegar”, explica o presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi.

Segundo levantamento da SBCBM, por ano, cerca de 70 mil pessoas realizam a cirurgia bariátrica no Brasil. São pessoas que perdem peso e com ele parte das roupas que deixam de servir adequadamente.

Com mais de 350 mil seguidores nas redes sociais e no aplicativo Barilife, a comunicação da entidade orientou que pacientes que fizeram o procedimento, que perderam peso por outros meios ou que possuam roupas que não usem mais doem as peças nas agências dos Correios mais próximas, especificando “roupas plus size”, o que facilita a logística na destinação das doações. A estatal está transportando gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.

Hoje, a SBCBM está presente com capítulos regionais em 22 estados e no Distrito Federal. “Além de falar diretamente com os pacientes, a SBCBM também pediu que os cirurgiões associados e membros das equipes multidisciplinares, de norte a sul, para que colaborem incentivando que seus pacientes contribuam com essa iniciativa em uma grande rede de apoio aos gaúchos”, reforça Valezi.

Envio de água potável – Segundo a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a demanda mais urgente no momento é água potável. Das seis estações de tratamento de água, só duas estão funcionando em Porto Alegre. São mais de 60 bairros desabastecidos na capital gaúcha. A falta de água potável também se estende para outras cidades da região metropolitana.

A SBCBM doou nesta semana mais de 35,8 mil litros de água mineral em 70,2 mil garrafas de 510ml. As entregas estão previstas para acontecer na sexta-feira (10/05) e na segunda-feira (13/05) em centros de distribuição que atendem na região afetada.

Veja também