SUS amplia distribuição de canetas de insulina para pacientes com diabetes a partir de 45 anos

De Rafael

Campanha Caneta da Saúde chega em Brasília (DF) com o objetivo de divulgar a disponibilidade e os benefícios do dispositivo para pessoas com diabetes tipo 1 e 2; por meio do Caminhão da Saúde, iniciativa promoverá uma série de ações durante a sua visita na cidade 

Com a divulgação da Nota Técnica No 169/2022, o Ministério da Saúde estabeleceu a ampliação da faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que poderão ter acesso gratuito à caneta de insulina disponibilizada pelo SUS. Agora, adultos a partir de 45 anos podem receber o dispositivo nos postos ou nas unidades básicas de saúde (UBS), desde que tenham indicação e receita médica.

A partir dessa Nota, 70% dos pacientes com indicação de insulina humana terão acesso à caneta e, em 2023, a previsão é atender 100% das pessoas que precisam do medicamento. Com a mudança da faixa etária, estima-se que 2 milhões de pacientes receberão o dispositivo (aproximadamente, 200 mil pessoas a mais do que em 2021).

A caneta preenchida com insulina é considerada um dos métodos mais eficazes e seguros para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Para disseminar a informação sobre a disponibilidade do medicamento, a campanha Caneta da Saúde segue visitando diversas cidades do Brasil, promovendo uma série de ações, e nos dias 5 e 7 de julho chega à Brasília (DF).

A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes, obesidade e outras doenças crônicas graves.

De acordo com a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar, a continuação da campanha é essencial, especialmente em um momento em que a prevalência do diabetes cresce no mundo inteiro. “Somente no Brasil, mais de 16 milhões de pessoas convivem com a doença.1 Em 2021, a campanha Caneta da Saúde levou informação e educação a quase 45 milhões de pessoas e, com a expansão das ações este ano, esperamos ir além”, explica.

Caminhão da Saúde

Como parte da campanha, o Caminhão da Saúde vai percorrer 20 cidades, de dez estados brasileiros, levando não apenas a informação sobre a disponibilidade da caneta, mas atividades interativas, como aulas de dança, game sobre alimentação saudável e um mini estúdio para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais.

O veículo ficará no dia 05/07: UBS n° 7 Ceilândia – QNO 10, AE. D/E (Ceilândia Norte) e, no dia 06/07: UBS n° 4 Ceilândia – QNN 16. O caminhão ficará nestes locais das 09h às 17h. Na sequência, visita as cidades de Campo Grande (MS), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), entre outras.

Demais ações da campanha

Além do caminhão, a campanha conta com uma série de iniciativas, como hotspot disponibilizando wi-fi gratuito nas comunidades da Amaralina e Valéria, na Bahia, e, posteriormente, na Rocinha e Jacarezinho (RJ), e Paraisópolis e Heliópolis (SP). Contudo, para utilizar a internet será preciso assistir ao conteúdo produzido sobre a campanha.

Outras ações incluem a distribuição de gibis especiais da Turma da Mônica sobre o diabetes, ativação com influenciadores digitais do aplicativo Kwai, filtro gamer para utilizar no Instagram e um jingle em vários ritmos, do pop ao sertanejo.

IMPORTANTE:Não haverá distribuição de canetas preenchidas de insulina no caminhão. O objetivo da campanha é divulgar os benefícios e a disponibilidade da caneta no SUS para pacientes, profissionais da saúde, familiares e cuidadores. A caneta está disponível para pessoas com diabetes tipos 1 e 2, preferencialmente até 19 anos e a partir de 45 anos. Mais informações estão disponíveis no site da campanha e nas páginas de redes sociais: Instagram e Facebook

SERVIÇO

Campanha: Caneta da Saúde

Data: 05 e 06 de julho

Locais: Dia 05/07: UBS n° 7 Ceilândia – QNO 10, AE. D/E (Ceilândia Norte) Dia 06/07: UBS n° 4 Ceilândia – QNN 16.

Horário: das 09h às 17h

Veja também