Associações

Associação de Hospitais do Estado de Alagoas

A Associação de Hospitais do Estado de Alagoas – AHEAL -  foi fundada no dia 31 de maio de 1974 em memorável reunião ocorrida na sede da Sociedade de Medicina de Alagoas na cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas.
A Associação de Hospitais do Estado de Alagoas foi constituída desde os primórdios com o objetivo de congregar os estabelecimentos hospitalares do Estado de Alagoas, visando a promoção e o aprimoramento cultural e científico da medicina com vistas ao desenvolvimento do País e efetivo fator de bem estar social de nossa comunidade.
Cabe a entidade representar os estabelecimentos hospitalares associados perante a Federação Brasileira de Hospitais, amparar os legítimos interesses de seus filiados bem como organizar congressos, conferências, cursos, seminários e jornadas, propiciando, efetivamente, a continuidade de seus princípios norteadores para o pleno desenvolvimento dos Hospitais em Alagoas.
Atualmente, a Associação de Hospitais do Estado de Alagoas é constituída por 16 hospitais associados, totalizando mais de 1.847 leitos.
A Associação de Hospitais do Estado de Alagoas continua vigilante e atenta à política de saúde no País, alinhada às ações promovidas pela Federação Brasileira de Hospitais – FBH – no sentido de promover a atualização constante de seus associados, atenta aos avanços técnicos – científicos da medicina e a qualidade de serviços de saúde.

Presidente: GLAUCO MONTEIRO CAVALCANTI MANSO
Endereço: Rua Prof. José de Silveira Camerino, 930 - MACEIÓ - AL Cep.: 57.057-250
Telefone/Fax: (82)3338-2504 / Fax:(82)3338-2505
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais do Estado da Bahia

A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia – Ahseb é uma associação civil, sem fins lucrativos ou econômicos, fundada em 20 de outubro de 1965. Hoje no estado são  635 hospitais e 14.186 leitos.
Desde a criação, há quase 50 anos, a Ahseb tem como compromisso: contribuir de forma permanente na orientação aos associados com vistas à qualidade do segmento de saúde do Estado da Bahia; apresentar-se enquanto substituto processual na defesa dos interesses dos seus associados na via judicial ou administrativa; representar os associados perante as autoridades, entidades de classe, instituições públicas ou privadas e o público em geral, na defesa de seus interesses, direitos e reputação.
O intuito da associação é fazer com que, cada vez mais, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos da área estejam sempre próximos, estimulando a troca de informações, tornando a associação uma referência para o setor de saúde, na busca de resolução de problemas que envolvam a área da saúde privada no estado.
A atual gestão (2013-2016), que tem como presidente Dr. Ricardo Costa, destaca como prioridades do planejamento estratégico: a implantação de uma plataforma de serviços para benefício dos associados; e a interlocução contínua com o governo estadual, municipal e com operadoras de saúde.
O projeto de interiorização Caravanas do Sistema Privado de Saúde é outra importante ação da atual gestão da Ahseb. Iniciado em 2013, visa atender às instituições e estruturas de pequeno, médio e grande porte, que atuam em regiões localizadas fora do polo de Salvador, fornecendo-lhes assistência e apoio necessários proporcionados pela associação.
Através de parcerias com importantes e conceituadas entidades – Unifacs, UFBA, Unopar e Sebrae, a Ahseb alcança a excelência na educação continuada.

Presidente: MAURO ADAN
Endereço: Rua Frederico Simões, 98 – Ed. Advacend Trade Center – 14º andar – Caminho das Árvores / SALVADOR – BA Cep.: 41.820-774
Telefone/Fax: (71)3082-3752 / (71)3082-3763
Site: www.ahseb.com.br
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais do Estado do Ceará

A Associação dos Hospitais do Estado do Ceará - AHECE, foi criada em 1967, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo defender os interesses de  seus associados (hospitais  e clínicas) e também aos que prestam serviço ao Sistema Único  de Saúde SUS, como também  à saúde suplementar (operadoras, seguradoras, cooperativas e caixas de auto gestão). O estado do Ceará possui 277 hospitais e 8.816 leitos no estado.
A entidade atua também junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário. Promovemos congressos e cursos visando a constante melhoria da gestão político administrativa de seus associados.
Atualmente a Associação funciona em sede própria adquirida em agosto de 2007, temos o departamento de convênios, abrangendo hospitais  e clínicas de imagem e o departamento jurídico.
Vale a pena ser associado pois somente  assim alcançará os benefícios oriundos do trabalho da entidade na defesa do setor saúde.

Presidente: LUIZ ARAMICY BEZERRA PINTO
Endereço: Av. Pereira Figueiras, 2020 - Salas 407 – Aldeota | FORTALEZA – CE Cep.: 60.160-150
Telefone/Fax: (85) 3224-7641 / 3224-7642
E-mail: [email protected]

Asso. Hospitais, Clínicas e Prestadores de Serviços da Área de Saúde do Espírito Santo

Associação de Hospitais, Clínicas e Prestadores de Serviços da Área de Saúde do Espírito Santo - A AHCES, juntamente com o SINDHES – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Espírito Santo, são os únicos representantes legais da categoria econômica na área da saúde, que congregam mais de 3 (três) mil empresas no Estado. A Associação é responsável pela defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões Jurídicas, Técnicas e Administrativas.
A história da Associação começou em 10 de dezembro de 1970, em Vitória-ES, com uma assembléia entre representantes de hospitais, clínicas, casas de saúde e laboratórios da rede filantrópica e privada instalada no Estado. Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria da AHCES, presidida pelo médico Dr. Herwan Wanderley.
Desde o início, houve a participação e o apoio das empresas de todo o estado, que enxergaram na Associação um espaço democrático e importante para as negociações e discussões do setor. A trajetória da AHCES, desde então, vem sendo marcada pela defesa dos interesses coletivos das instituições de saúde filiadas, aliada à modernização, resolutividade, e a qualidade na prestação de serviços a população capixaba.

Presidente: MANOEL GONÇALVES CARNEIRO NETTO
Endereço: Av. : Paulino Muller, 161 Ed. Laisa - sala 201 Ilha de Santa Maria | Vitória - ES CEP:29.051 - 035
Telefone/Fax: (27) 3089-6920/6901
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais do Estado do Goiás

Entidade de Representação Associativa, a AHEG foi fundada em 6 de agosto de 1968 sendo constituída para fins de definições e orientações de políticas e padrões hospitalares de seus associados, visando qualidade, racionalização, melhoria em atendimento e tratamento; estabelecimento de normas de relacionamento interpessoal e interdepartamental nos hospitais; manutenção de organismos técnicos operacionais e de pesquisa de mercado.  A Associação representa o setor num estado que contempla 435 hospitais e 11.394 leitos hospitalares.
A AHEG também  objetiva a manutenção de atividades culturais como: eventos direcionados, intercâmbio e estudo, divulgação e publicações, cursos e treinamentos; e, representação dos associados perante os poderes públicos, autoridades, entidades classistas e o público em geral, sempre em subordinação aos interesses, à defesa e aos direitos dos mesmos.

Presidente: FERNANDO ANTONIO HONORATO DA SILVA E SOUZA
Endereço: Alameda Botafogo, 101 – Centro | Goiânia - GO Cep 74.030-020
Telefone/Fax: (62) 3093-4307 / 4309
Site: www.aheg.com.br
E-mail: [email protected] | [email protected]

Associação de Hospitais de Minas Gerais

Fruto da necessidade de uma liderança na área médico-hospitalar, a Associação dos Hospitais de Minas Gerais – AHMG foi fundada em 9 de dezembro de 1956.
Em função do crescimento de Belo Horizonte e devido à chegada cada vez maior de enfermos oriundos do interior do estado, a oferta de leitos hospitalares na capital não mais suportava a demanda. Tais fatos, somados à estatização dos serviços assistenciais, motivaram o surgimento de novas organizações hospitalares. Hoje o estado contempla 677 hospitais e 32.015 leitos.
Para representá-las havia o Sindicato dos Hospitais. Entretanto, devido à rigidez da legislação específica, o sindicato não podia atuar com a liberdade desejável junto às entidades da Previdência Social. Diante disso foi unânime a acolhida da fundação da Associação dos Hospitais de Minas Gerais.
Estruturada nos princípios da Ética Médica, a AHMG era um departamento da Associação Médica de Minas Gerais, porém, logo se tornou autônoma, tendo em vista a necessidade de ampla autonomia e independência de ação.

Presidente: REGINALDO TEÓFANES F. DE ARAUJO
Endereço: Rua Carangola, 225 - Santo Antônio | BELO HORIZONTE - MG Cep.: 30.330-240
Telefone/Fax: (31)3326-8001 / (31)3296-0444
Site: www.centraldoshospitais.com.br
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Pará

A Associação de Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Pará foi fundada no dia 27/01/1977 com o objetivo de realizar um trabalho efetivo em prol da classe de hospitais e casas de saúde, são  239 hospitais com 8.443 leitos em todo o estado.  
A primeira diretoria teve Fernando Guimarães como presidente, Carlos Costa de Oliveira como vice-presidente, Joaquim Alcides Queiroz como 1º secretário,  Dr. Sérgio Vasconcelos Paiva como 2º secretário, Fernando Jordão de Souza como 1º tesoureiro e Victor Moutinho da Conceição como 2º tesoureiro.
No dia 16/02/2001, a Associação de Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Pará foi fundida ao Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Pará (Sindesspa).

Presidente: BRENO DE FIGUEREDO MONTEIRO
Endereço: Atravessa São Pedro, 566- Ed. Carajás sala 702 Batista Campos | Belém - PA CEP: 66.023-570
Telefone/Fax: (91)3225-3709 / 3224-1819
E-mail: [email protected]

Associação Paraibana de Hospitais

Fundada em 26 de julho de 1968, tem como visão atuar com excelência na atenção à saúde, promovendo a busca pela melhoria dos serviços oferecidos pelas instituições associadas com o objetivo de oferecer à sociedade o acesso a uma medicina de qualidade, humanizada e de alta resolutividade.
Através do trabalho realizado pela APH os associados são representados junto aos órgãos públicos e convênios para toda e qualquer tratativa de natureza institucional. O estado possui 153 hospitais e 3.143 leitos hospitalares e a associação trabalha para agregar e fortalecer o setor cada vez mais.

Presidente: PEDRO CORDEIRO DE SÁ
Endereço: Av. Manoel Deodato, 17 - Torre | JOÃO PESSOA - PB Cep.: 58.040-180
Telefone/Fax: (83)3224-8648
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais do Estado do Paraná

A Associação nasceu sob a necessidade de fortalecer as ações políticas e de atualização tecnológica e de conhecimento, em complemento às atribuições do Sindicato dos Hospitais (SINDIPAR) e depois da FEHOSPAR. O estado possui 502 hospitais e 20. 181 leitos. A Associação representa também a promoção de intercâmbio entre associados para partilhar experiências e conhecimento, visando melhorar o padrão de atendimento e redução de custos operacionais.
A AHOPAR comemorou, em  2016, o seu 43.º aniversário de fundação. A história começou a ser construída em março de 1973, quando 16 representantes das principais instituições hospitalares de Curitiba reuniram-se em assembleias consecutivas com o propósito de constituir uma organização sem fins lucrativos que, como braço da Federação Brasileira de Hospitais, pudesse dar mais voz política na defesa dos interesses do setor hospitalar privado, complementando as ações inerentes ao sindicato da categoria, o Sindipar. A trajetória da AHOPAR apresenta grandes conquistas, que merecem celebrar seus dirigentes e associados.
No início dos anos 90 a Associação engajou-se em grandes movimentos nacionais e estaduais. Participou da criação da Frente Parlamentar de Saúde, da valorização dos serviços na saúde pública e supletiva e na redução de impostos, incluindo aí o ISS nos municípios e a ação judicial da URV, que representa importante recuperação financeira à rede conveniada ao SUS. A AHOPAR apoiou a criação do Instituto Paranaense de Acreditação Hospitalar (Ipass) e deu grande ênfase à propagação do conhecimento, com realização de cursos, congressos e encontros.

Presidente: BENNO KREISEL
Endereço: Rua Augusto Stresser, 600 - Alto da Glória | CURITIBA - PR Cep.: 80.030-340
Telefone/Fax: (41) 3254-1772
Site: www.fehospar.com.br
E-mail: [email protected]

Associação Nordestina de Hospitais

A Associação Nordestina de Hospitais-ANH foi fundada em 13 de julho de 1967 e atua junto aos associados, na defesa dos interesses do setor, promovendo a administração científica através de cursos, seminários e congressos para desenvolver e aprimorar a gestão dos hospitais. Luta pela melhoria nas condições das prestações dos serviços hospitalar, médico e ambulatorial. O estado hoje possui 20.181 leitos hospitalares e 250 hospitais.

Idealizada pelo médico psiquiatra Luiz Inácio de Andrade Lima e fundada em Recife com a parceria do professor Waldemir Miranda e dos médicos Avelar de Castro Loureiro, Sávio Vieira, João Marques de Sá e Tomé Dias.

Os caminhos percorridos pela Associação, sempre foram de muitas lutas em defesa dos Hospitais, principalmente dos localizados nas cidades interioranas que viviam, constantemente, enfrentando exigências das mais diversas, feitas pela Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.
                   
Representante do estado de Pernambuco, que possui um dos maiores polos de saúde do país, a ANH tem o papel de atuar na defesa dos interesses desses estabelecimentos e fortalecer a liderança regional. Uma região que possui mais de 400 hospitais e oito mil leitos e gera mais de 107 mil empregos. Pernambuco é um dos locais mais procurados para tratamentos de saúde, por questões de tecnologia, infraestrutura adequada e instrumental avançado em saúde.

Presidente: RENATO BOTTO
Endereço: Rua José de Alencar 916 Edf. Empresarial - Sala 303 | Ilha do Leite - RECIFE - PE Cep.: 50.070-030
Telefone/Fax: (81)3221-1280 / (81)3231-0881
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro

A Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro – AHERJ é uma sociedade civil de caráter privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade reunir, coordenar e defender os interesses e objetivos das Unidades Assistenciais de Saúde, sejam hospitais, casas de saúde, clínicas, sanatórios e demais unidades ambulatoriais e serviços complementares de diagnóstico e tratamento, particulares ou públicas, estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro.  O estado possui 504 hospitais e  21.091 leitos.
Em 1969 foi criada a NADUC (Nosocômios Assistenciais de Duque de Caxias) formada por um grupo de hospitais daquele município. Em 1971 ocorreu a transformação da NADUC na AHERJ.. Em 1972, no mês de novembro, foi constituído o Conselho Diretor definitivo formado pelos fundadores da AHERJ. No ano de 1975, com a fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, por decisão da FBH,  a AHERJ foi oficialmente reconhecida como única representante resultante da união dos dois estados.
Em 2002, a AHERJ através da Regional de Niterói | São Gonçalo teve papel fundamental no resgate do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo, promovendo suporte jurídico, econômico e assessoria de comunicação. A  AHERJ promoveu reforma em seu estatuto em 2015,, constituindo uma nova diretoria, passando a contar com um vice-presidente executivo e o departamento de oftalmologia.

Presidente: MANSUR JOSÉ MANSUR
Endereço: Rua dos Andradas, 96 – 13º Andar | RIO DE JANEIRO – RJ Cep.: 20.051-002
Telefone/Fax: (21) 2203-1343 / (21)2263-3398
Site:www.aherj.com.br
E-mail: [email protected]
Departamento de Psiquiatria – FBH Tel. (21) 2223-1029 - Secretária Sra. Cleci

Associação de Hospitais do Rio Grande do Norte

A Associação dos Hospitais e Clínicas do Rio Grande do Norte foi fundada em 1973, com intuito de representar o setor hospitalar do estado que possui 2.336 leitos e 107 hospitais. Os caminhos percorridos pela associação em sua trajetória de representatividade e lutas em  defesa dos hospitais foram marcados por lutas e conquistas.

Linha sucessória de presidentes: Paulo Santiago Henriques Bittencourt foi o  primeiro Presidente da AHORN, reeleito por cinco mandatos consecutivos, de 1973 a 1983.  Sócio fundador,  participou da Comissão Elaboradora do Estatuto Social e teve voto de louvor proposto em Assembleia Geral.
Severino Lopes da Silva segundo Presidente da AHORN, reeleito por cinco mandatos consecutivos, de 1983 a 1993. Ricardo Bittencourt terceiro Presidente da AHORN, reeleito por cinco mandatos consecutivos, de 1993 a 2003. Carlos Alexandre A. Garcia quarto Presidente da AHORN, eleito em 2003 exerceu o mandato até 2005. Elson Sousa Miranda  quinto Presidente da AHORN, eleito em 2005 exerceu o mandato até 2008. A associação viveu um momento de desativação, retornando suas atividades em 2013 com Elson Sousa Miranda exercendo o cargo de presidente, há 13 anos.

Presidente: ÉLSON SOUSA MIRANDA
Endereço: Rua Joaquim Manoel, 717 S/ 411 Petrópolis, Ed. Centro Odonto Médico
NATAL – RN CEP: 29.051-035
Telefone/Fax: (84) 3202-3748 / (84) 3202-3100
E-mail: [email protected]

Associação dos Hospitais e Est. de Saúde do Rio Grande do Sul

A noite de 23 de janeiro de 1969 foi um marco para a saúde gaúcha. Em um encontro no Hospital Moinhos de Vento, representantes de 14 instituições de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Bento Gonçalves fundaram duas entidades que, desde então são indispensáveis na defesa dos interesses da categoria. O estado hoje possui 341 hospitais e 25.001 leitos.
Em quase cinco décadas foram inúmeros avanços e conquistas, galgados com muito empenho e união das entidades gaúchas.
Durante a década de 1970, a Associação reivindicou enfaticamente políticas favoráveis à rede hospitalar junto às autoridades e lideranças nacionais, como os presidentes Geisel, Médici e Figueiredo. Na segunda gestão, presidida por Lauro Schuck, a Associação se mudou para uma segunda sede, localizada em uma galeria (chamada Champs Élysees) no bairro Moinhos de Vento.
Atualmente a AHRGS vem desenvolvendo um novo plano de atuação e de comunicação para fortalecer a sua base de associados, e oferecer um maior número de serviços aos seus mantenedores.
Filiada à Federação Brasileira de Hospitais (FBH), desde a sua fundação, saiu da AHRGS o antigo presidente da FBH, o médico Angel Antônio Gomez Del Arroyo e o ex-vice-presidente, por várias gestões, o também médico Lauro Schuck.
Foram presidentes da Ahrgs o administrador hospitalar Hélio Henriques (1969-71), o médico Lauro Schuck (1971-81), o médico Vicente Passos Maia Filho (1981-82), o contador Ilso Menegás (1982-87, 1995-98 e 2005-2010), o médico Paulo Schuller Maciel (1987-89 e 1998-2005) e Cláudio Allgayer (1989-1995 e 2010- atual).

Presidente: CLAUDIO JOSE ALLGAYER
Endereço: Rua Cel. Corte Real, 133 – Bairro : Petrópolis | Porto Alegre – RS CEP: 90.630-080
Telefone: (51) 3234-1100
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais de Santa Catarina

A Associação foi fundada em 31 de agosto de 1963, com a missão de representar os interesses da rede hospitalar catarinense. O estado possui 254 hospitais e 11.879 leitos.
Em janeiro de 1975 foi adquirida a sede da entidade, sendo ampliada em 1983, com a aquisição de novas salas contíguas, dando condições para a realização de suas atividades. Desde 1980, a AHESC descentralizou suas atividades criando sete centros regionais, que passaram a se chamar CARH – Conselho Administrativo Regional Hospitalar, e em 2009 em decorrência do planejamento estratégico, passaram a serem denominados como AHESC Regionais, divididos nas seguintes regiões: Regional Grande Florianópolis; Regional Norte e Nordeste, Regional Sul, Regional Serrana, Regional Meio Oeste, Regional Oeste e Regional dos Vales.
Os objetivos da entidade são definir e orientar a política hospitalar no estado, promover o desenvolvimento da assistência hospitalar, estabelecer normas de funcionamento que visem a integração dos serviços médicos, representar os associados e defender seus interesses, direitos e reputações, promover o desenvolvimento da administração científica através de cursos e seminários nas diversas áreas de interesse da classe hospitalar; divulgar e fazer obedecer ao Código de Ética do Administrador Hospitalar e dos demais profissionais associados.
Em agosto de 1995, a entidade teve um importante reforço na realização das atividades inerentes a saúde. A criação da FEHOESC – Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina, só veio somar-se aos esforços da AHESC, consolidando a parceria em maio de 1996, com a união das duas entidades em um mesmo ambiente de trabalho, no escritório da AHESC.
Em 2010 a AHESC e a FEHOESC somaram esforços e adquiriram uma nova sede, ampla e mais adequada para desenvolver as atividades e melhor atender seus associados.
A AHESC representa atualmente 105 hospitais associados, num Total de mais de 8.365 leitos

Presidente: ALTAMIRO BITTENCOURT
Endereço: Av. Almirante Tamandaré, nº 94, 8º Andar, Sala 805 – Coqueiros
FLORIANÓPOLIS - SC Cep: 88.080-160
Telefone/Fax: (48) 3224-5488
Site: saudecatarinense.com.br/#/entidades/ahesc/institucional
E-mail: [email protected]

Associação de Hospitais do Estado de São Paulo

Em 07 de junho de 1965, foi criada a ASSOCIAÇÃO DOS HOSPITAIS com objetivo de prestar serviços à Previdência Social, presidida, à época por Lívio Amato. Dois anos depois da fundação, em 07 de agosto de 1967, a entidade passou a se chamar ASSOCIAÇÃO DOS HOSPITAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO e seu presidente foi Pierpaolo Gerbini.
O estado hoje possui 1.059 hospitais e 66.479 leitos hospitalares. A AHESP tem a grande missão de representar o maior polo de saúde do país e  atuar na defesa dos interesses do setor hospitalar. Trabalha para estabelecer políticas na área de gestão hospitalar, estimulando a adoção de boas práticas, visando a qualidade assistencial, a segurança dos pacientes e preservando a sustentabilidade do setor.  Facilita e auxilia a relação dos hospitais com o mercado e com o órgão regulador. Representar seus associados perante instituições públicas e privadas. Promove estudos, pesquisas e eventos para aprimoramento do corpo técnico e administrativo dos associados, como também o intercâmbio entre associados e instituições na área de assistência à saúde. Defende os interesses jurídicos e econômicos comuns dos associados.

Presidente: EDUARDO DE OLIVEIRA
Endereço: Av. Ipiranga, 919 – Conj. 1711 – 17º Andar - SÃO PAULO – SP Cep.: 01.039-000 Telefone/Fax: (11) 3337-5757
Site: www.ahesp.com.br
E-mail: [email protected]