Alstom Foundation e Instituto Jô Clemente (IJC) lançam projeto que utiliza realidade virtual para promover mobilidade e inclusão social para pessoas com deficiência

De jaqueline
  • Projeto busca superar desafios de mobilidade urbana e discriminação enfrentados por pessoas com deficiência
  • Uso de Realidade Virtual simula cenários de transporte e espaços públicos acessíveis
  • Treinamento inclui instruções visuais e ferramentas de comunicação para facilitar as interações

A Alstom Foundation, em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), anuncia o lançamento do projeto “Realidade Virtual para Inclusão”, iniciativa que utiliza a realidade virtual para simular ambientes do mundo real para ajudar pessoas com deficiência – incluindo aquelas com Deficiência Intelectual, Doenças Raras e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – a desenvolverem habilidades para navegar em um mundo que nem sempre é projetado para elas.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência a superar adversidades de acessibilidade e compreender a segurança básica para caminhar e usar o transporte público em áreas urbanas. Por meio da realidade virtual, o projeto simula cenários para ajudar os participantes a praticarem a navegação em ambientes que podem ser desafiadores, a fim de aumentar a resiliência e a autoconfiança dessas pessoas.

Desenvolvido com apoio técnico do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (LSI-TEC-USP), a sala preparada para receber a tecnologia está instalada na sede do Instituto Jô Clemente (IJC), localizado na Vila Clementino, em São Paulo. O local será utilizado também para complementar as aulas e atividades realizadas com as pessoas atendidas pelo Instituto.

Os participantes terão a oportunidade de praticar e, consequentemente, ganhar mais confiança nos percursos de transporte público, por meio das diversas simulações de cenários. Isso inclui desde a familiarização com as diferentes rotas de trem até a prática de embarque e desembarque desse veículo. Para complementar o treinamento de mobilidade, o projeto oferece instruções visuais que, aliadas a ferramentas de comunicação visual e auditiva, facilitam a interação e a compreensão do conteúdo pelos participantes.

“O acesso à mobilidade é um dos quatro eixos de trabalho da Alstom Foundation. Apoiar esse projeto é motivo de orgulho, pois além de cumprir esse propósito, também está alinhado a um dos valores da Alstom, que é a inclusão”, afirma Anne-Cecile Barbier, diretora de RSC e secretária geral da Alstom Foundation.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com Autismo no mundo e, no Brasil, acredita-se que 2 milhões de pessoas tenha algum grau de Autismo. Além disso, o Ministério da Saúde indica que, aproximadamente, 13 milhões de brasileiros convivem com Doenças Raras. Mais de 2,6 milhões de brasileiros – cerca de 1,4% da população do país – declararam ter algum tipo de Deficiência Intelectual. Estas condições têm um impacto social significativo, ressaltando a importância de iniciativas que visam incluir e apoiar essas pessoas na sociedade.

“O projeto aumenta a segurança ao permitir que pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo se familiarizem com ambientes urbanos complexos num ambiente virtual controlado. O principal objetivo é incentivar as pessoas que atendemos por meio do serviço de Inclusão Profissional. Isso vai preparar 900 pessoas para o mundo real e ajudá-las a se sentirem confortáveis ao navegar pela cidade”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC.

Veja também