Instituições buscam unir suas expertises e a excelência na jornada completa do paciente pediátrico e, consequentemente, se tornarem o mais completo Centro de Referência do setor privado para diagnóstico, tratamento, reabilitação e reinserção social de crianças, adolescentes e jovens adultos com câncer
O A.C. Camargo Cancer Center e o Sabará Hospital Infantil acabam de firmar uma parceria para oferecer aos pacientes pediátricos com câncer diagnóstico e tratamento com base na especialização das instituições. Ambas possuem conhecimento científico, especialistas, estruturas e tecnologias que se complementam em toda jornada do paciente. Além da assistência, a parceria engloba ações nas áreas de ensino e pesquisa.
Atualmente, o A.C. Camargo Cancer Center possui todos as especialidades oncológicas, estrutura de pronto-atendimento, internação, unidade de transplante de medula óssea e cirurgia dedicados às crianças adolescentes e jovens adultos com câncer além de tecnologias para diagnóstico por imagem (Pet-CT), anatomia patológica e tratamento através de aceleradores lineares com as técnicas mais avançadas.
O Sabará Hospital Infantil, com 60 anos de tradição no cuidado à criança, é o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI). A Instituição possui todas as especialidades pediátricas e uma completa estrutura de pronto-atendimento, internação e cirurgia dedicados ao atendimento pediátrico, oferecendo expertise no diagnóstico e tratamento desde as doenças mais simples até as mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.
Por meio da parceria, ambos vislumbram o crescimento de seus serviços, oferecendo um melhor cuidado aos pacientes com suspeita, alto risco ou neoplasia confirmada. Além disso, os históricos das instituições completam os protocolos da jornada dos pacientes com o que existe de mais avançado no mercado e possibilitam que os pacientes tenham todos os recursos humanos e físicos à sua disposição, dentro de um escopo de evidências científicas, estudos clínicos e capacitação contínua.
Na prática, os pacientes continuam sendo atendidos por cada instituição separadamente, porém seguem protocolos comuns e em alguns casos específicos podem ser encaminhados ao outro hospital para realizarem o diagnóstico e tratamento que o parceiro primário não possui. Médicos especialistas também vão transitar entre as instituições. Por isso, o corpo clínico de cada uma das instituições está integrado para maximizar o conhecimento e beneficiar o paciente em qualquer etapa da jornada e a definição dos protocolos é compartilhada com cada paciente pediátrico.
“O Sabará Hospital Infantil é reconhecido como uma instituição referência em pediatria e tem o olhar amplo para as necessidades da criança, enquanto o A.C. Camargo Cancer Center é referência em oncologia e também é o primeiro a fazer uma avaliação especializada para detecção e controle dos efeitos tardios, trabalho multidisciplinar do Grupo de Estudos Pediátricos dos Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico (GEPETTO). Além disso, a Instituição tem um olhar específico para o grupo atendido pelo programa AYA (Adolescent and Young Adult – no português Adolescente e Jovem Adulto), que cuida de pacientes com diagnóstico de câncer na faixa etária entre 12 e 30 anos e que permite resultados e cuidados na preservação da fertilidade em homens e mulheres, por exemplo. Com a parceria, crianças e adolescentes são beneficiados pela complementariedade de conhecimento na longa e complexa jornada do cuidado oncológico”, diz o Dr. Victor Piana De Andrade, Diretor Geral do A.C. Camargo Cancer Center.
Para o Dr. Ary Ribeiro, CEO do Sabará Hospital Infantil, “a parceria prevê uma jornada completa de cuidados para a criança com câncer, reunindo o que as duas Instituições têm de melhor. Desta maneira, as famílias que procurarem os serviços contarão com um parque tecnológico com recursos de última geração apoiados por médicos especialistas em crianças, o que faz toda a diferença na condução do tratamento”, destaca o Dr. Ary.
O câncer da infância e adolescência é uma doença rara e pouco reconhecida nas suas fases iniciais porque os sintomas se confundem com os de outras doenças mais comuns. Por isso, é tão importante consultar o médico pediatra de confiança para avaliação. Diante da suspeita, faz diferença contar com centros especializados para o reconhecimento precoce e início imediato do tratamento.
Crédito da imagem: Freepik