FBH participa de Reunião Técnica para debater o papel das instituições no Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS)

De Rafael

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, promoveu uma Reunião Técnica, na manhã desta segunda-feira, 21, para debater o “Papel das Instituições e Gestão das Redes de Saúde no CEIS” (Complexo Econômico Industrial da Saúde). O superintendente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Luiz Fernando C.Silva, foi um dos palestrantes do encontro e falou das dificuldades enfrentadas, hoje, pelos milhares de estabelecimentos de pequeno e médio portes que atuam como prestadores de serviço por todo o país.

“Nós fazemos um apelo aos senhores deputados que avaliem melhor os Projetos de Lei que tramitam nesta Casa, pois o setor hospitalar precisa de medidas que desonerem, e não que aumentem os custos e os impostos, pois a situação já está muito difícil para centenas de hospitais”, disse Luiz Fernando.

O superintendente da FBH fez uma breve contextualização das adversidades que os hospitais privados vêm enfrentando com os reflexos da pandemia. Ele lembrou dos impactos financeiros no setor saúde, em especial a rede hospitalar, com a suspensão das cirurgias eletivas, que chegaram a 40% das receitas líquidas dos estabelecimentos; dos aumentos de custos impulsionados por investimentos em mão-de-obra e insumos, como EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que tiveram preços elevados pela alta procura.

“Cerca de 70% da nossa rede hospitalar é composta por estabelecimentos de pequeno e médio portes (com até 150 leitos). Esses estabelecimentos são a única opção de atendimento em milhares de municípios do interior do país. Se não houver um olhar especial para esses hospitais, muitos deles correm o risco de fechar. Os impactos da pandemia foram severos e muitos estão sobrevivendo com dificuldades”, acrescentou Silva.

Além da representação da FBH, a audiência contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde; da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos); do Conselho Nacional de Secretários Nacionais de Saúde (Conas); do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas); e da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp).

A Subcomissão Especial do Complexo Industrial e Econômico da Saúde, que tem como presidente a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e como relator o Deputado Alexandre Padilha (PT/SP), tem como foco propiciar um profundo debate sobre a produção de fármacos, vacinas, imunobiológicos, equipamentos, serviços, tecnologias e outros insumos que abastecem o Sistema de Saúde nacional, bem como as políticas públicas adotadas para o setor . Outro objetivo do colegiado é proporcionar uma importante avaliação das proposições e indicações já sugeridas na Câmara dos Deputados sobre o tema.

Por Assessoria/FBH

 

Crédito da imagem: Freepik

Veja também