A fundação everis Brasil, que tem por objetivo incentivar o empreendedorismo, a inovação e o compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, acaba de abrir inscrições para uma das mais relevantes premiações na área de tecnologia e saúde: o Prêmio Empreenda Saúde . Criado em 2015, o prêmio chega à sua sétima edição focado em incentivar e apoiar o desenvolvimento de startups com projetos tecnológicos e inovadores que ajudem no desenvolvimento do setor de saúde do País.
O prêmio é aberto para startups registradas legalmente e que tenham captado até R﹩ 4,5 milhões de financiamento nos últimos três anos ou faturado mais de R﹩ 2,25 milhões no último ano. “O Empreenda Saúde é a grande chance de startups brasileiras do setor entrarem em contato com um imenso ecossistema de inovação no setor, a começar pelo nosso júri, composto por representantes renomados das áreas de ensino, pesquisa, inovação, saúde e executivos dos mais diversos setores do mercado”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da fundação everis Brasil.
A premiação busca projetos inovadores e de alto impacto, que estejam em fase de prototipagem ou de comercialização e que tenham o potencial de gerar uma transformação positiva na sociedade. Não serão aceitos projetos de biotecnologia ou de investigação científica.
O Empreenda Saúde é a etapa brasileira do eAwards, premiação internacional da fundação everis global. A vencedora da etapa nacional participará da e-talent week, em Madri, entre os dias 23 e 25 de novembro, quando será conhecido o projeto vencedor do eAwards. O vencedor receberá 60 mil euros e a oportunidade de participar de um programa de aceleração de três meses. “No evento global, a startup brasileira terá acesso a um rico ecossistema de investidores, empreendedores e inovadores da União Europeia”, afirma Valente.
As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto pelo website https://www.
O Empreenda Saúde é uma parceria da fundação everis com: InovaHC e de dois núcleos de inovação associados: o InovaInCor e o CITIC, a Câmara Oficial Espanhola de Comércio; Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (Abmen); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e Tekcapital
Novas categorias
O Empreenda Saúde 2021 vem com novidades. A principal delas é a criação de três novas categorias, criadas com o intuito de acompanhar as tendências do setor de saúde, impactado pela pandemia e popularização da telemedicina. “Ano após ano, o Empreenda tem contribuído para a provocação do pensar os desafios da saúde. Nesse sentido, para continuar como um catalisador da transformação digital dentro do ambiente da saúde e no fomento de novos empreendimentos, empreendedores e soluções para o nosso mercado, nós criamos novas categorias para que continue alinhado com o momento do setor e reflita as tendências atuais”, diz Guilherme Rabello, gerente de Inovação do InovaInCor, associado ao InovaHC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
As três novas categorias são:
• Telehealth – startups que promovam ampliação da assistência em saúde por meio do uso de ferramentas de tecnologia interativas nos serviços públicos e privados. Poderão concorrer experiências de teleconsultas, telemonitoramento, teleorientação, tele-educação, telematriciamento e Segunda Opinião Formativa (SOF), com base nas definições do Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde do Ministério da Saúde (2019);
• Gestão de saúde populacional com foco em wellness – startups que apresentem tecnologias na linha de mobile ou wearables, com atuação direcionada à gestão de dados populacional, cuidados coordenados e integrados em saúde nos serviços públicos e privados, saúde digital com foco em prevenção de doenças, promoção de saúde, epidemiologia, saúde ocupacional e vigilância em saúde;
• Eficiência operacional aplicada à Gestão da Saúde – startups com foco na maior eficiência e efetividade nas gestões administrativas e assistenciais de serviços públicos ou privados, que promovam inovação por meio da incorporação de novas ferramentas e tecnologias, que confiram maior produtividade, eficiência, e qualidade, nos âmbitos hospitalares, de seguradoras e operadoras de saúde, laboratórios e outros elos da cadeia de saúde.
Muito mais do que uma premiação
A startup vencedora recebe R﹩ 50 mil e a oportunidade de passar por uma mentoria de três meses dada pelo ecossistema do Empreenda Saúde, que inclui profissionais da everis Brasil, das empresas apoiadoras e do júri.
Segundo Valente, os benefícios de concorrer ao Empreenda Saúde vão muito além da premiação em si. “A possibilidade de apresentarem os projetos colocará as startups em contato com um grande ecossistema de inovação em saúde do Brasil. Com isso, há a chance de que os participantes tenham contato com grandes players do mercado, que podem decidir investir no negócio”, diz o presidente da fundação everis.
O Empreenda Saúde se tornou referência de inovação e empreendedorismo no mercado nacional. Entre as startups que se destacaram em edições anteriores estão: Epistemic , com solução para detecção antecipada de surtos epiléticos; Fófuuu , software para tratamentos de fonoaudiologia; Phelcom , retinógrafo portátil; Nuclearis , sistema baseado em medicina nuclear; a Neurobots , que criou um exoesqueleto controlado pelo cérebro, que ajuda na recuperação de pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs), e a Cor.Sync , solução para diagnóstico rápido e preciso de infarto, idealizada para ser usada no atendimento de emergência hospitalar. Estas startups ganharam outros prêmios e conseguiram aportes de importantes players do mercado.
Crédito da imagem: Freepik