100% reciclável e ecológico, aço inoxidável destaca-se entre as soluções mais seguras e eficazes no combate e prevenção de doenças infecciosas

De jaqueline

Além de hospitais e unidades de saúde, indústrias de diferentes segmentos passaram a utilizar estruturas, tubulações e ferramentas em aço inox devido ao baixo risco de contaminação e facilidade de limpeza

Nos últimos anos, as questões de higiene tornaram-se uma preocupação global, principalmente em virtude da recente pandemia e a proliferação contínua de novos vírus e bactérias. Por conta disso, tanto o setor industrial, quanto estabelecimentos diretamente ligados à saúde, como hospitais e centros médicos, atentaram-se para o uso de soluções que pudessem contribuir para a redução das contaminações, sendo facilmente limpas e esterilizadas. Composto a partir de uma liga de metais que permitem a formação de uma superfície não porosa, de baixa aderência e altíssima durabilidade, ainda que exposto a ambientes corrosivos e de altas temperaturas, o aço inoxidável consolidou-se como uma das alternativas mais seguras e eficazes no combate e prevenção de doenças infecciosas.

De acordo com Marcos Barbosa, CEO da Krominox, uma das maiores fabricantes de tubos e soluções em aço inoxidável do país, a demanda pelos materiais acompanha uma crescente nos últimos anos, intensificada pelas iniciativas de combate à Covid-19. “O aço inox é um material inerte, ou seja, não acumula aditivos ou substâncias que foram processadas na superfície. Um atributo que reduz o potencial de contaminação na indústria de alimentos e farmacêutica, por exemplo. Além disso, sua baixa complexidade de higienização ajuda a manter as superfícies livres de resíduos, contaminações cruzadas e a proliferação de vírus, fungos e bactérias”, destaca.

Diante dessa demanda, a Krominox anunciou recentemente novos aportes, ainda em 2022, na casa dos dois milhões de reais, voltados à expansão fabril como máquinas, ferramentas e fornos térmicos para trazer velocidade à produção de tubos e soluções em aço inox. “Estamos investindo em capacidade produtiva para atender, com efetividade, essa necessidade crescente da indústria por tubos de diferentes bitolas e laminação de costura longitudinal, um diferencial que reduz ainda mais a aderência de substâncias e contaminantes nas superfícies”, complementa o executivo.

Entre as diversas soluções em aço inoxidável, outro destaque importante sobre a Krominox é o atributo de personalização. Pensando em atender a necessidade de cada projeto, a empresa desenvolve sob medida e comprimentos especiais os tubos a serem integrados nas mais diferentes plantas industriais. Trata-se de uma solução única no mercado, capaz de reduzir as perdas, gerar economia e otimizar todos os tipos de projetos.

Veja também