Dia Mundial da Saúde Bucal alerta para importância dos cuidados com a higiene

De jaqueline

Data, celebrada em todo o mundo no próximo dia 20 de março, busca chamar a atenção para a importância de bons hábitos em todas as fases da vida

Instituído pela Federação Mundial de Odontologia, o Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março em diversos países, inclusive no Brasil, tem como objetivo lembrar a importância dos cuidados com a higiene da boca e dos dentes para evitar doenças e futuras complicações. A SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos) reforça no Brasil que o trabalho de conscientização deve ser permanente e por todos, independente da faixa etária.

Para Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG, o trabalho de conscientização auxilia na democratização do acesso aos cuidados com a saúde bucal. “Lançamos em 2021 a Campanha Julho Neon, um movimento inclusivo que chegou a milhões de brasileiros, e que teve a participação de todos os atores do segmento odontológico. Esse trabalho consistente permitiu diversos avanços, mas é importante cada vez mais relembrar a importância em manter uma boca saudável”, alerta.

O Dia Mundial da Saúde Bucal busca unir esforços ao redor do mundo para reduzir a incidência de doenças bucais, que atingem não só o indivíduo, mas todo o sistema de saúde. De acordo com uma pesquisa da Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas — mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. As doenças bucais, tais como cáries dentárias, doença da gengiva e câncer bucal, constituem as formas mais comuns de NCDs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) evitáveis e afetam as pessoas durante toda a vida, causando dor, desconforto, deformações e até mesmo morte. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.

Manter uma boa higiene bucal garante dentes e gengiva saudáveis, auxiliando no bem-estar completo do indivíduo. Seja mastigando melhor ou mantendo uma boa aparência com um sorriso bem cuidado, os hábitos de uma boa escovação — acompanhada do uso do fio dental e com visitas regulares ao dentista — previnem problemas que podem se tornar graves, como o aparecimento de cáries, queda dos dentes, gengivite, entre outros problemas.

Dr. Roberto reforça ainda que “os planos odontológicos são excelentes opções para a população ter acesso aos tratamentos bucais, pois além de oferecerem um ótimo custo-benefício, são fundamentais na democratização do acesso à saúde bucal para população”.

O Dia Mundial da Saúde Bucal vem para lembrar que a higiene da boca é um assunto importante e que deve ser levado a sério durante todas as fases da vida. Começando na infância, com os pais ensinando a importância de uma boa saúde para seus filhos.

Dicas para uma boa higiene bucal

  • Escove os dentes após cada refeição e use o fio dental diariamente;
  • Tenha uma alimentação saudável, evitando comer entre as principais refeições;
  • Utilize produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
  • Troque a sua escova de dentes após a vida útil (3 a 4 meses);
  • Escove os dentes antes de dormir;
  • Escovar a língua também é importante;
  • Mantenha visitas constantes ao dentista;
  • Garanta que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Veja também